0

Histórias Infantis

Posted by Fernanda Costa on 10:16

Ler ou contar histórias para crianças é poder rir, sorrir, gargalhar, imaginar, sonhar, vivenciar e aprender… Lembrando que a grande magia desse momento é a interação entre pais (cuidadores) e filhos, um momento de troca e de carinho. Momentos esses hoje diante da correia do dia-a-dia quase esquecidos.

Uma história leva a criança muitas aprendizagens: estimula auto-conhecimento, imaginação e criatividade; desenvolve o poder da observação; amplia, dá sentido e enriquece as experiências; ajuda a abordar as experiências vividas por si e pelo outro; propicia melhora nas relações interpessoais e elaboração intrapsíquica; estabelece uma ligação interna entre o mundo da fantasia e o da realidade; desenvolve a capacidade de dar seqüência lógica aos fatos e o sentido da ordem; esclarece o pensamento; auxilia na reflexão sobre novas alternativas de ações ou soluções; proporciona novas possibilidades educacionais e terapêuticas; desenvolve aspectos cognitivos, emocionais e relacionais; propicia identificação com personagens que funcionam como modelo de comportamento pró-social e sensibiliza a autoconsciência e melhor administração de emoções; educa a atenção; desenvolve o gosto artístico e literário; fixa e amplia o vocabulário; estimula o interesse pela leitura; desenvolve a linguagem oral e escrita. Alguns autores acrescentam ainda que a história infantil possibilita a expressão de sentimentos e auxilia no desenvolvimento de habilidades de comunicação, interação, enfrentamento, assertividade e empatia.

Diante de todas essas possibilidades de aprendizagem e troca que a contação de história permite, não se pode perder mais nem um minuto e devemos incluir a contação de história na rotina diária da família.





Tisa Paloma Longo

Psicóloga CRP 08\11412

Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental

Especialista em Psicopedagogia



P.s.: E Então? Vamos contar histórias?


0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Estudando Pedagogia All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates